sexta-feira, 30 de março de 2012

A crença que separa religião e fé

  Religião,crença e fé. O ser humano  busca conforto no inexplicável,naquilo que seja além do seu entendimento e que possa o amparar, por exemplo, na hora da morte ou em momentos difíceis. Seja Deus,santos,Budas,Iemanjá... as crenças se tornam convergentes a partir do momento em que se tem objetivos comuns,como a fé e a busca por explicações que estão além da ciência.

  As religiões, na sua essência, tiveram e ainda têm grande importância na formação da sociedade e diferenças de culturas.
  E quando a religião se mistura com a política, passa a ser interesse econômico para alguns ou reprime outras crenças?

  Na Idade Média, a Igreja Católica virou monopólio e definiu valores à sociedade que, muitos deles, ainda são seguidos com vigor nos dias de hoje. Apesar de mortes,perseguições aos protestantes e repressão, o catolicismo continuou sendo a religião mais seguida por fieis e impondo ideais. Nada contra,a partir do momento que interfere na política (se o Estado for laico) e no direito do outro.

  Existem inúmeras crenças e todas são relativas. Não existe religião certa ou errada. Existe apenas a fé de quem crê nelas e as move de geração a geração.
  Eu sou do ideal de não crer em nenhuma religião. Não,eu não sou ateia e muito menos desrespeito quem segue uma. Apenas acho que não precisamos disso para ter fé e nossas próprias crenças. Ir à missa todo domingo te torna tão cristão quanto ir à padaria todo dia te torna um padeiro.

  Deus não irá te castigar se você comer carne na Sexta Feira da Paixão ou não fazer Ceia todo Natal. Tudo isso o homem inventou para homenagear e prestigiar aquele que supostamente lhe deu a vida.
  É muito fácil seguir automaticamente todos esses costumes religiosos. O difícil mesmo é ter a fé. E como eu disse, não precisamos de religiões para sermos felizes se cremos em algo ao nosso modo.


 Seja cristão,budista,judeu,hare krishna,agnóstico... não importa onde você se encaixa e sim, o modo como você utiliza sua opção para ter uma vida melhor.

3 comentários:

  1. "É muito fácil seguir automaticamente todos esses costumes religiosos. O difícil mesmo é ter a fé."
    achei bem interessante essa parte, mas nao entendi o:
    "as crenças se tornam divergentes a partir do momento em que se tem objetivos comuns"

    ResponderExcluir
  2. Ah,você não entendeu porque eu digitei errado. Queria dizer "convergentes" hehe.
    Todas as religiões se encontram em um ponto onde têm objetivos comuns. Ou seja, no final, não importa qual seja essa religião,ela vai te levar para o mesmo lugar que uma outra pode levar. Valeu aí (:

    ResponderExcluir
  3. aaah! tava meio contraditorio. agora a vida faz sentido ;D

    ResponderExcluir