sexta-feira, 30 de março de 2012

A crença que separa religião e fé

  Religião,crença e fé. O ser humano  busca conforto no inexplicável,naquilo que seja além do seu entendimento e que possa o amparar, por exemplo, na hora da morte ou em momentos difíceis. Seja Deus,santos,Budas,Iemanjá... as crenças se tornam convergentes a partir do momento em que se tem objetivos comuns,como a fé e a busca por explicações que estão além da ciência.

  As religiões, na sua essência, tiveram e ainda têm grande importância na formação da sociedade e diferenças de culturas.
  E quando a religião se mistura com a política, passa a ser interesse econômico para alguns ou reprime outras crenças?

  Na Idade Média, a Igreja Católica virou monopólio e definiu valores à sociedade que, muitos deles, ainda são seguidos com vigor nos dias de hoje. Apesar de mortes,perseguições aos protestantes e repressão, o catolicismo continuou sendo a religião mais seguida por fieis e impondo ideais. Nada contra,a partir do momento que interfere na política (se o Estado for laico) e no direito do outro.

  Existem inúmeras crenças e todas são relativas. Não existe religião certa ou errada. Existe apenas a fé de quem crê nelas e as move de geração a geração.
  Eu sou do ideal de não crer em nenhuma religião. Não,eu não sou ateia e muito menos desrespeito quem segue uma. Apenas acho que não precisamos disso para ter fé e nossas próprias crenças. Ir à missa todo domingo te torna tão cristão quanto ir à padaria todo dia te torna um padeiro.

  Deus não irá te castigar se você comer carne na Sexta Feira da Paixão ou não fazer Ceia todo Natal. Tudo isso o homem inventou para homenagear e prestigiar aquele que supostamente lhe deu a vida.
  É muito fácil seguir automaticamente todos esses costumes religiosos. O difícil mesmo é ter a fé. E como eu disse, não precisamos de religiões para sermos felizes se cremos em algo ao nosso modo.


 Seja cristão,budista,judeu,hare krishna,agnóstico... não importa onde você se encaixa e sim, o modo como você utiliza sua opção para ter uma vida melhor.